Dicas estilo de vida

Obter uma alimentação saudável para conquistar o corpo desejado

Já estamos em fevereiro, e aquela promessa que você fez no inicio do ano sobre cuidar mais da saúde, e conquistar o corpo desejado, como anda?

Todos os anos milhões de pessoas fazem esse tipo de promessa, e, por mais que nessa última virada de ano, nossa atenção estivesse voltada para a questão da vacina, e, a esperança da volta da vida “normal”, não deixamos de lado a busca pelo corpo desejado.

Independente de a sua busca ser por “somente” emagrecimento ou de perder gordura e conseguir a famosa barriga tanquinho, o principal fator que vai te ajudar a conseguir o teu objetivo é a alimentação correta.

Basicamente você deve queimar mais calorias do que ingere, seu déficit de calorias não precisa ser grande, apenas precisa ser consistente, se você estiver sempre gastando mais calorias do que ingerindo, naturalmente vai ter uma perda de peso.

Por isso, não é preciso fazer dietas “malucas”, somente mantendo uma rotina com alimentação saudável e minimamente ativa (porque sim, você precisa suar um pouquinho também, e vou falar sobre os exercícios em um post em breve) é possível atingir os resultados desejados. 

Traçar planos é algo que você deve buscar fazer para atingir este objetivo, metas como emagrecer 10kg em 2 meses por exemplo, é extremamente benéfico, pois vai te forçar a se esforçar mais para atingir a meta proposta, e, quanto atingi-la, vai te dar uma sensação de dever cumprido e te motivar a continuar.

Ninguém é perfeito, e ao incutir um novo hábito, ninguém deve esperar a perfeição todos os dias. Haverá pequenas inconsistências aqui e ali, mas se você se ater ao seu objetivo mais frequentemente do que não, você ainda está se movendo na direção certa e nem tudo está perdido com um deslize.

Se você está procurando perder peso muito rapidamente, você tem menos margem de manobra quando se trata de uma refeição ou cerveja ocasional. Mas, se você está olhando para um plano de longo prazo, aceite que vai escorregar de vez em quando, e tudo bem, você não é um robô.

Quanto mais você pesado você está, mais duro seu corpo tem que trabalhar. Esse é o mesmo princípio por trás do motivo pelo qual pessoas maiores tendem a perder peso com mais facilidade, e o último centímetro de flacidez é sempre o mais difícil de eliminar.

Dezenas de apps da loja de aplicativos do seu celular, fazem a contagem aproximada tanto de quantas calorias que você perdeu com as suas atividades, quanto de quantas calorias você obteve com determinado alimento consumido, sendo eles importantes companheiros nessa sua jornada. Se você tiver algum relógio que tenha funcionalidades fitness também vai ser de muita ajuda.

Durma! A falta de sono diminui os níveis de um hormônio chamado leptina, que diz ao corpo que você está cheio. Ou seja, quando você estiver cansado, terá vontade de comer, especialmente carboidratos facilmente consumíveis, que são um “poço” de calorias. Quem nunca fez aquele “assalto” a geladeira durante a madrugada que atire a primeira pedra.

A proteína é o bloco de construção dos músculos e também o mantém satisfeito quando você está tentando perder peso. Proteínas em pó podem ser boas, mas geralmente vêm com muitos carboidratos. Recomenda-se comer proteínas, frutas e vegetais em quantidade suficiente, além de um equilíbrio de carboidratos complexos (que liberam sua energia lentamente, fazendo com que você não sinta fome).

Não tem uma regra de quais alimentos devem ser usados diariamente e quais dever ser exterminados do seu dia a dia, não existe alimentos e nem dieta “mágica”, buscar um profissional de saúde para orienta-lo é sempre o melhor caminho, porém, com bom senso para fazer escolhas sensatas e um pouco de pesquisa, é possível sim mudar a sua alimentação completamente e obter uma reeducação alimentar.

Vou colocar aqui 10 dicas que a UNIMED dá para se conseguir uma alimentação saudável.

Consumir alimentos in natura; Evitar o excesso de sal, açúcar, óleos e gorduras; Evitar alimentos ultra processados; Consumir alimentos funcionais (que são aqueles que ajudam a prevenir ou a reduzir o risco de algumas doenças); Incluir fibras na alimentação (que promovem a saciedade e auxiliam no controle do peso corporal); Fazer um cardápio semanal (organizar a alimentação aos longos dos dias ajuda a evitar o consumo de alimentos prontos e ultra processados); Fazer lista de supermercado (ajuda a não incluir no carrinho itens que não vão contribuir para a sua saúde); Ter um café da manhã equilibrado (além de nutrir o organismo, eles te darão a energia que precisa para iniciar o dia bem-disposto); Fazer refeições intermediárias (comer de três em três horas favorece o bom funcionamento do intestino. Inclua nos intervalos entre as refeições, alimentos saudáveis, como frutas frescas, iogurte natural, castanhas e nozes); Atenção plena ao comer (comer enquanto assiste TV ou acessa o celular pode fazer com que você consuma além do necessário).

Referências: Third Space, FashionBeans, Unimed

1 comentário em “Obter uma alimentação saudável para conquistar o corpo desejado

  1. Pingback: Mude a vida da sua amada neste dia dos namorados – Lifestyle Masculino ST

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: